Isso te lembra alguém especifico? aposto que sim. |
Defensor físico que se destaca pela sua ética de trabalho, espirito de liderança, grande posicionamento defensivo e grandes hits. Essa seria a definição perfeita de Scott Stevens, eterno capitão do New Jersey Devils e vencedor de três Stanley Cup's com a equipe, mas também podemos usa-la para descrever o jovem de 19 anos Steve Santini. Diferente de Stevens, Santini é americano e não foi uma escolha top 5 no draft. Muito pelo contrario, Santini foi chamado no segundo round na 42nd geral, sendo a primeira escolha do Devils no draft (Lou trocou a escolha nr. 9 pelo goleiro do Canucks Cory Schneider). Eleito o melhor defensor no mundial sub-18 e com um ano espetacular como novato na NCAA atuando pelo Boston College, Santini já parece pronto para a NHL, conheça mais sobre uma das melhores perspectivas defensivas do Devils e do Estados Unidos.
Santini é mais um jogador desenvolvido sobre a tutela da equipe de desenvolvimento nacional americana, equipe que vem desenvolvendo grandes jogadores de hoquei nos últimos anos. Reid Boucher também passou pela equipe antes de ir para a OHL. Aos 19 anos Santini é um dos jogadores mais físicos da NCAA e como rookie assumiu o papel de shutdown defenseman em um dos melhores programas da liga (Boston College), atuando grandes minutos no PK e jogando contra as melhores linhas ofensivas adversárias. Um patinador incrível, bom posicionamento e QI de gelo fazem de Santini uma força no lado defensivo do gelo. Apesar do jovem defensor ser um bom passador e quarterback no powerplay seu jogo ofensivo ainda não decolou. Em suas 35 primeiras partidas como profissional foram 11 pontos, sendo 3 gols e 8 assistências. Assim como Stevens, Santini adora destruir seus oponentes com grandes hits, principalmente quando seu oponente vem em breakways patinando desprotegido apenas pensando no gol, ele também adora jogar a oposição nos seus companheiros de banco e isso é facilmente notado nos minutos de penalidade do jovem: 52 minutos, sendo a grande maioria por conta de hits infames.
A blue line do Devils já está bem inchada e com grande fila de jovens defensores na lista de espera em Albany, Helgeson e Scarlett são exemplos disso, mas Santini parece ser especial de modo que a equipe não deve nem considerar troca-lo por jogadores ofensivos. Até porque Santini tem mais três anos em Boston e não a porque acelerar sua vinda para a NHL ou AHL, ainda mais num momento em que contamos com grande talento na linha azul. De qualquer forma, Santini já empolga os fãs e a organização, e mesmo como rookie na NCAA, o nativo de Mahopac, NY, já apresenta um jogo solido que lhe garantiria entrar na NHL e seu jogo ofensivo parece ser algo a ser explorado mais a fundo no próximo ano. Sem dúvida Santini é uma das melhores perspectivas defensivas da liga e mal posso esperar para ver seu desenvolvimento no próximo ano com ainda mais tempo de gelo e responsabilidade ofensiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário