segunda-feira, 28 de abril de 2014

Damon Severson: evolução constante.

Severson atuando pela seleção canadense sub-18
Quando selecionado no draft pelo New Jersey Devils no segundo round #60 geral, Severson tinha apenas 17 anos e vinha de uma temporada "normal" com o Kelowna Rockets, o defensor fez 56 jogos e marcou 37 pontos, sendo 7 gols. Severson se destacava como um grande (1,93cm) defensor que jogar um jogo muito seguro na zona defensiva e mastigar grandes minutos durante uma partida, e com muito talento para se evoluir na parte ofensiva do gelo. Na temporada seguinte Severson ganhou mais tempo de gelo e, mais forte e físico, o defensor estourou ofensivamente, foram 52 pontos, 10 gols em 71 jogos com um plus de + 43, liderando Kelowna na categoria. Ao final da temporada com o Kelowna Severson jogou para o Albany Devils e coletou 2 assistências em dois jogos, seus primeiros jogos numa liga profissional.




O jovem canadense busca modelar seu jogo inspirado em antigos defensores dos Kelowna Rockets, o atual astro do Nashville Predators Shea Weber e no defensor dos atuais campeões da Stanley Cup, Duncan Keith. Weber em Kelowna não teve os números ofensivos de Severson, em sua melhor temporada o defensor somou 41 pontos com 12 gols muito abaixo dos 61 pontos e 15 gols de Severson em 2014. Assim como Severson, Weber também foi uma escolha de segunda rodada e o defensor que hoje é considerado o melhor do mundo sempre demonstrou uma evolução constante em seu jogo, característica que Damon Severson vem mostrando, ao menos no nível WHL. Kelowna é uma escola estupenda de defensores, além de Weber e Keith podemos destacar Tyler Myers dos Sabres, Edler dos Canucks e Tyson Barrie do Colorado Avalanche, todos com carreiras solidas na maior liga de hóquei do mundo. Será que Severson pode segui-los e quem sabe encabeçar essa lista em ordem de sucesso?

Durante sua breve passagem na AHL: 2 assist em 2 jogos
O defensor já assinou neste ano um  contrato entry level com o Devils e é esperado na próxima temporada, começando no acampamento de rookies e, provavelmente, com os Diabos de Albany na American Hockey League. A chegada de Severson juntamente com ascensão de Gelinas e Merrill, além de Larsson, pode inclinar o Genaral Manager Lou Lamoriello a não renovar os contratos de Marek Zidlicky e Mark Fayne, ambos expirantes, e também é muito especulado um buyout em Anton Volchenkov ou no capitão Bryce Salvador, movimentos que abririam espaço na roster para os jovens e talentosos defensores. Severson tem talento para ser um defensor top emparelhamento e que pode contribuir ofensivamente no powerplay e matando penalidades, temos o histórico como uma das melhores equipes defensivas da liga e todos sabem o poder de evolução que o Devils aplica no jogo defensivo de seus jogadores, resta saber como Severson traduzirá seu jogo para as grandes ligas. Pessoalmente eu espero que o canadense comece o ano com Albany e se habitua mais ao jogo profissional, tempo que seria valioso para ele e para Lou fazer um movimento para abrir espaço na lotada linha azul da equipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário