terça-feira, 22 de abril de 2014

Graham Black: Superação e talento

Graham Black pelo Swift Current Broncos: 97 pontos em 2014
Nessa época de playoffs e offseason para não deixar o blog desatualizado vou postar algumas matérias com curiosidades e estilo de jogo das mais notáveis perspectivas do New Jersey Devils. Para abrir a coluna eu vou começar com um jogador muito talentoso, mas que vem lutando, e vencendo, com uma grave doença. Graham Black é um jovem canadense de 21 anos,  foi escolhido na quinta rodada do draft de 2012 pelo Devils e terminou sua carreira junior este ano partindo rumo a AHL. O jovem atuou por quatro anos para os Swift Current Broncos da Wersten Hockey League. Em 214 partidas pela equipe da sua cidade natal, Saskatchewan, o jovem marcou 199 pontos. 



O central se destaca pela velocidade e jogo de mão dupla
Black é um prospect notável, sua velocidade e habilidades com o stick fazem dele uma ameaça constante quando está no gelo, o jovem também conta com um slapshot muito potente e certeiro. Black é muito esforçado e disciplinado defensivamente, e um forecheker eficiente,  servindo tanto no PP como também no PK. O fato dele ser tão bom jogador ofensivamente e defensivamente me faz compara-lo com Adam Henrique. Henrique também era um center de duas vias e com grande espirito de liderança, apesar de que hoje ele é mais um winger na linha de Patrick Elias. Só que Graham Black em sua ultima temporada com os Broncos colocou números muito superiores ao de qualquer temporada de Adam pelos Windsor Spitfires. Em 69 jogos Graham Black marcou 34 gols e deu 63 assistências para 97 pontos, e foi graças ao prospect que a equipe alcançou a pós temporada, onde foi eliminada na primeira rodada pelos Medicine Hat Tigers por 4 a 2. Black marcou 4 pontos em 6 jogos da série, sendo 2 gols.

Tudo isso já serve para deixar animado sobre o futuro de Graham Black na NHL, porém o garoto sofre de uma doença que vinha limitando sua evolução, o jovem tem a doença de graves. A doença de Graves é um transtorno autoimune que leva à superatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo). Graças a doença Black não conseguia manter um peso saudável e num esporte como o Hockey isso quer dizer perda de energia e isso prejudicou demais Black. Em 2013-14 o jovem jogador conseguiu estabilizar-se num peso adequado e o resultado foi uma temporada espetacular de 97 pontos, oitavo em pontos na liga.



Agora o jovem canadense tem mais um desafio pela frente, esse bem mais fácil devido seu talento natural: traduzir sua temporada de sucesso para o nível profissional. O jovem assinou um ATO com Albany e já fez 2 partidas pela filial dos Devils, sem gols e com plus + 1. É provável que ele seja usado durante os playoffs da AHL que começam nesta sexta, Albany enfrente o St. John's IceCaps, filial dos Jets. No próximo ano é esperado que ele assine um entry level com o Devils, porém que ele fique em Albany para se acostumar com o estilo de jogo e ter minutos top para se desenvolver como um central de terceira/segunda linha capaz de ajudar a equipe no Powerplay e no Penalty Kill. Nossa torcida para que Black permaneça saudável e se desenvolvendo como uma grande promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário